sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fausto Nilo convida Paula Tesser - Amanhã - BNB Clube

Foto de divulgação
Copio abaixo, matéria publicada hoje no "Diário do Nordeste":
"Poesia e melodia vestidas de sutileza.
O cantor e compositor Fausto Nilo e a cantora Paula Tesser se apresentam amanhã, no Projeto BNB Clube de Cultura
Seja como criador de obra vasta, com parceiros vários, amealhados em uma trajetória de quase quatro décadas e centenas de gravações, seja como ouvinte para quem desde a infância a música ganhou lugar de destaque em sua forma de ver o mundo, Fausto Nilo é um dos maiores conhecedores dos mistérios e caminhos da canção popular. Arquiteto de sinestesias e aliterações, desenhista de imagens fragmentadas entre o surreal e o contemporâneo, semeador de histórias de personagens inquietos por entre paisagens azuis, o poeta de Quixeramobim construiu uma carreira como compositor registrado por intérpretes populares, freqüentando dos dials radiofônicos às aberturas de novela. Sem abrir mão de seu mergulho peculiar por entre os códigos e linguagens, no delicado equilíbrio entre redundância e novidade na arte da canção.
Após retornar em definitivo ao Ceará, Fausto divisou um novo caminho, transformando o antigo gosto pelo canto em veículo para interpretar, ele mesmo, suas criações. Mais do que isso: utilizar as próprias características - inclusive as limitações típicas do "cantautor" (aquele que canta para mostrar o que compõe, em contraponto ao intérprete especializado) para se aprofundar nas possibilidades dessa estética. O resultado não deixou de despertar reações de estranheza em alguns. Mas se mostrou extremamente positivo, a julgar por discos como "Casa Tudo Azul" (2002) e "Verso e Voz a Vivo" (2004), que oferecem ao ouvinte mais atento um repertório extremamente diversificado e interessante, dada a variedade de parceiros, estilos e contextos.
O fruto mais recente dessa safra, o disco lançado em 2008 e simplesmente intitulado "Fausto Nilo", empresta o maior número de canções ao show que o compositor faz amanhã, no BNB Clube, ao lado de multiinstrumentistas de cordas de sotaques diferenciados: Cristiano Pinho e Tarcísio Sardinha. Provendo um alicerce rítmico de acordo com a atmosfera sonora de cuidado e sutileza, a percussão de Hotto Jr.
"Sardinha faz um violão mais das canções, do meu lado mais MPB. E tem o 7 cordas, cavaco. Já o Cristiano tem um outro lado, da guitarra, do violão, que me interessa", descreve o autor de "Chorando e cantando", "Baião da rua", "Pedras que cantam" e "Tudo está contigo", entre outros destaques de amanhã. "A idéia é que as pessoas percebam tanto as palavras quanto o que está sendo tocado. Você não fica feito um autista cantando e as pessoas correndo atrás. Você canta com eles e com o silêncio".
Abrindo os trabalhos no BNB Clube, composições de outro grande autor cearense, Valdo Aderaldo, na voz de Paula Tesser, que também revisita o repertório de Dolores Duran (homenageada no Festival Música na Ibiapaba) e reedita o dueto com Fausto em "Zun-zun", dele e de Fernando Falcão. Uma noite de belas canções.
Mais informações
Fausto Nilo (com Cristiano Pinho, Tarcísio Sardinha e Hotto Júnior) e Paula Tesser (com Valdo Aderaldo, Edmundo Júnior, Pádua Pires e Denilson Lopes).
Amanhã, 12/9, a partir das 21h, no BNB Clube Aldeota (Av. Santos Dumont, 3646).
Ingressos: R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia e sócios)."
DALWTON MOURA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!